quarta-feira, 14 de julho de 2010

Por que o bebê não dorme?

Já comentei em outros posts a dificuldade que o João tem para dormir. Infelizmente, João não é daquelas crianças que sentem prazer em dormir, muito ao contrário, o sono pra ele é algo ruim, algo que ele luta contra a todo momento.
Ele pode estar super feliz, alegre, brincando...mas quando o sono começa a querer se intrometer, é o suficiente para ele começar a se agitar, ficar mal humorado, briga, literalmente com o sono, até o sono vencê-lo.
Se é assim durante o dia, à noite é ainda pior. Marido e eu não sabemos o que é uma noite inteira de sono desde...olha, desde que eu engravidei! Porque quando estava grávida era aquela vontade de fazer xixi de hora em hora, e lá ia eu pro abnheiro meio dormindo, só que sempre acordava marido que tem sono leve. E agora, que o xixi tá controlado, quem não está é o João.
Já pesquisei e pesquisei sobre o sono do bebê, já vi dicas e mais dicas e já fiz praticamente todas elas. Mas nenhuma resolve. Acabei por me conformar que João é assim mesmo - hiperativo - parece não querer perder nada ao seu redor, e quando vê que vai perder, ou melhor dormir, fica nervoso pois sabe que não conseguirá vencer o sono, por mais que tente.
Na verdade, a sua falta de sono não reflete em mau humor, João sempre acorda feliz da vida, às vezes vou até o quarto pra ver se ele continua dormindo e lá está ele todo feliz conversando com algum bichinho ou com alguma coisa que só ele vê no teto. E quando me vê abre um sorriso que até dói no coração da gente de tão bom que é!
Mas, eu me preocupo pq parece que ele não descansa o suficiente. Acabei de ler que o normal para uma criança a partir dos 6 meses é dormir 11 horas por noite e tirar mais duas sonecas de pelo menos uma hora durante o dia. João passa longe disso. E como ele é superativo, fico quando ele realmente descansa!
Estamos tentando uma rotina a noite, dentro do possível, pq como marido viaja todo mês e fica fora pelo menos uma semana, não tem como o João ter uma rotina de dormir sempre no mesmo lugar e do mesmo modo. Nessas viagens, eu não fico sozinha em casa e vou dormir ou nos sogros, ou no irmão, ou nas tias-avós....então não existe rotina na vida do João e nem na minha...
Tento minimizar ao máximo essas saídas, dando o banho no mesmo horário, amamentando antes de dormir, mas invariavelmente ele acorda duas ou três vezes por noite (isso em uma noite tranquila).
Enfim, este post é para compartilhar com outras mães que tenham o mesmo problema e que, como eu, não dormem bem há um bom tempo!
TEnho esperança que mais cedo ou mais tarde, o sono do João se estabilize e que ele consiga descansar de verdade por uma noite inteira - e nós também!

Um comentário:

  1. olá! olha, nos primeiros 2 mese o Victor não dormia bem tinha um chiado que parecia catarro, mas eu sabia que não era, levei ao pediatra e era o nariz que vivia entupido, passou remedinho e ele começou a dormir a noite toda, no caso do João pode ser mesmo a rotina, bebês dessa idade precisam e muito de rotina pra tudo, qquerida espero que logo ele consiga desacansar a noite toda, ele e você, né? bjooooooo

    ResponderExcluir