terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A doce e difícil arte de amamentar

Taí um assunto que rende muito entre nós mães...a amamentação. Sua importância é ponto pacífico e não tem o que discutir. Os benefícios ao bebê são tantos que não dá pra entender mães que não amamentam ou que simplesmente desistem na primeira dificuldade.
Ok, ok...eu entendo (e hoje mais do que nunca) as dificuldades que passamos...porque amamentar, senhoras e senhores é 'coisa pra macho'!
Por isso resolvi escrever este post e colocar minha própria experiência neste curto período de um mês de amamentação do meu príncipe. Quem sabe não ajudo mães indecisas, mães desanimadas ou mães desinformadas.
Bom, pra começo de conversa quando saí da sala de parto, o João já veio pro quarto e com ele a enfermeira toda solícita (e foi mesmo um amor) me ajudar na tal da 'pega' (a pega minhas queridas é o jeito correto do bebê abocanhar o bico do seio e tem que ser mesmo do jeito certo, senão corremos o risco de graves consequências como rachaduras e tal). Bom, como nas primeiras horas a gente não pode levantar a cabeça e ainda estamos sob o efeito da anestesia, ficamos absolutamente nas mãos da enfermeira, por isso torçam para terem ao seu lado boas e competentes profissionais. Eu tive! Porque elas pegam 'mesmo' no bico do seu seio pra direcionar a boca do bebê, ou seja, tem que entrar tudo na boquinha deles e não somente o bico.
E como o João era dorminhoco demais, tínhamos que ficar fazendo coceguinhas nos pés dele pra acordar e pegar o seio. Mas até aí, tudo bem: nenhuma dor, só o desconforto de ficar deitada e não poder curtir de verdade a sensação do seu filho se alimentar do seu leite.
Nos dias seguintes, tive a ajuda de outras enfermeiras, todas elas maravilhosas. Mas foi quando meu leite desceu mesmo que eu comecei a perceber que o 'buraco era mais embaixo'. Foi na terceira noite, eu acordei de madrugada com os seios doendo e duros como pedra, literalmente parecia que tinham colocado várias pedras nos meus seios e pedras quentes, pq estavam pegando fogo. Não me desesperei pq meu médico já tinha me prevenido de como poderia acontecer. Fui pro chuveiro e deixei cair bastante água quentinha e fiz muita massagem tentando desatar os nódulos duros, que nada mais eram do que os ductos mamários lotados, à espera da boquinha do João. E como João não estava mamando muito, uma das enfermeiras (fofas!) improvisaram uma bombinha para tirar um pouco o excesso.
Por isso anotem: a tal bombinha manual é um item importante sim (se bem que usei bem pouco pq depois o João começou a dar conta do recado), mas nunca se sabe como será o seu caso. Então coloquem nos seus itens de compra: uma bombinha manual - o custo é de mais ou menos 35,00.
Outra coisa: lembro de ter lido uma pergunta sobre se devemos esgotar um peito antes de dar o outro e como saberíamos qual foi o último seio que demos. Achei a pergunta boba! Claro que saberíamos qual foi o último seio que demos, mas qual o que! Quantas vezes eu me pego tentando lembrar qual foi o último seio que dei...risos
De qualquer maneira, uma maneira certa de lembrar é que normalmente o seio que não foi dado vai estar cheio e quente...é batata! OU melhor...é leite! risos
Bom, depois que voltamos pra casa e o João entrou no ritmo das mamadas de 3 em 3 horas, eu achei que essa rotina continuaria por muito tempo...qual o que!!! na última semana o ritmo mudou completamente! João está 10 vezes mais guloso, não se contenta mais com um seio só, quer os dois...e mama muitoooo tempo... Durante o dia tudo, tudo bem! a gente se distrai com televisão, ou mesmo lendo uma revista...mas nas madrugadas é bem complicado se manter acordada...
Por isso, meninas pensem seriamente em comprar uma poltrona bem confortável para as mamadas, meu super marido que é o cara mais objetivo e de visão que eu conheço, não deixou eu comprar aquelas poltroninhas bonitinhas que ficam naqueles quartos maravilhosos que vemos nas revistas, comprou logo uma poltrona do papai, daquelas bem acolchoadas, com braços altos e reclinável com suporte para os pés...ainda não a usei reclinada e como tenho um puff bem legal é nele que coloco as pernas (ficar com as pernas esticadas é tudo de bom para sua circulação). Na poltrona eu me ajeito de tal forma que é impossível o João cair caso eu pegue no sono (e isso acontece muitas vezes). Então, outro item imprescindível: uma poltrona bem confortável para amamentar! (e um bom travesseiro para apoiar o corpo do bebê, outro pra sua lombar (um pequeno) e outro pequeno para sua cabeça quando tombar de sono.
Por conta desse ritmo doido de sugação do João, meus seios não aguentaram e começaram a doer, os bicos ficaram sensíveis demais e a cada mamada era uma dor insuportável. Cheguei a chorar de dor.
Mesmo recorrendo a uma pomada que meu médico receitou. Aliás, anotem aí: Xilodase. Muita boa mesmo. É anti infecciosa e dá uma adormecida na dor. Mas mesmo assim, no início da 'pega' doía demais. Foi aí que descobri um aliado que ficará comigo enquanto eu estiver amamentando: é um bico intermediário de silicone. É fantástico como me ajudou. É só colocar antes de amamentar e deixar o bebê sugar um tempo, na verdade ele é feito pra ajudar quem não tem o bico do seio formado ou tem o bico invertido, mas nesse caso de muita sensibilidade esse negocinho é um achado. Outra ajuda são as conchas de proteção, quando se coloca a pomada, não adianta nada se ela sai toda no sutiã ou nos protetores (que também são ótimos aliados, principalmente para proteger suas roupas dos vazamentos, eu estou usando da Johnson's pq achei que foi o melhor custo x benefício, mas tem um monte de marcas e preços).
Então, as conchas para preparação de mamilo (que é o nome oficial) protegem o bico do seio de qualquer contato e além disso elas captam o leite que vaza). Então minha rotina tem sido assim: eu passo a pomada e coloco as conchas (normalmente à noite), aí quando o João berra (e ele berra mesmo quando tá com fome), eu tiro uma das conchas, lavo o bico do seio, coloco o intermediário de silicone, o João 'pega' e começa a mandar brasa, daí a alguns minutos já dá pra tirar o intermediário e deixar ele mamar até esgotar o seio. Aí passo pro outro seio e faço a mesma coisa. Depois disso, geralmente eu não preciso mais passar a pomada e colocar a concha, exceto quando meu seio tá muito dolorido, aí eu repito todo o processo. Dessa maneira, tem sido bem mais fácil amamentar.
Vou colocar as imagens desses 'apetrechos' para que vcs conheçam, não tô fazendo propaganda da marca, mas é a que estou usando então posso recomendar.
Gente, sei que esse post foi meio 'sem fantasias' no que se refere à amamentação. Quase sempre lemos descrições lindas e emocionantes da maravilha e privilégio que é amamentar seu filho, mas precisamos unir tudo isso à realidade, certo?
Somos nós que ficamos um longo tempo alimentando nossos filhos, então nada mais justo do que termos o maior conforto possível para isso.
Além disso, nada tira da amamentação o status de privilégio absoluto de nós mulheres. É uma graça divina poder alimentar um ser humano, depois de gerá-lo. É indescritível o olhar do seu filho para você durante a amamentação. Mas é meio difícil captar todo esse cenário com dor, certo?
Espero tê-las ajudado. E qualquer coisa, postem comentários que eu respondo!
Grande abraço a todos!
Meiroka e João
Intermediário de silicone - preço médio 13,00 (vem um só)




Conchas para preparação do mamilo - preço médio 34,00 (vem o par)

3 comentários:

  1. Nossa flor...
    Amei o seu post.
    Realmente me ajudou bastante, pq tinha mtas dúvidas de como usar esses apetrechos.Nem sabia na vdd para q serviam.

    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Ótimo post, tem de ser assim mesmo. serei mamae pela 2º vez em janeiro e quando tive o 1º, há 11 anos atrás, não tinha no mercado nem conchas, nem intermediário, nem mesmo a almofada em "U" pra acomodar o bebe. Foi dose pra leão, mas deu certo.
    É coisa pra macho mesmo....kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. OII..
    Nossa eu amei seu post..
    Estou sofrendo muito para amamentar..meus bicos so faltam cair..vou tentar seguir seu ritimo para ver se consigo..pois não aguentei tanta dor..estou tirando com a bombinha e dando para ele..é muito triste não conseguir amamentar...sempre que chega a hora dele mamar eu ja entro em desespero..vou tentar usar o bico tenho dois da chico e amamente..tambem tenho as conchas..tomare que de certo!!
    Obrigada pelas dicas..assim que der certo volto para falar!! bjos

    ResponderExcluir