sábado, 19 de dezembro de 2009

As famosas cólicas

Bom, como não poderia deixar de ser, João já está tendo cólicas...A gente sabe que vai acontecer, mas quando acontece dá uma dor na gente, parece que a cólica é nossa, aliás, acho que dói mais do que se fosse na gente. A barriguinha fica dura feito pedra e o choro é tão sentido que ...vou te contar, viu! Ser mãe nessas horas é um saco, pq vc fica totalmente impotente e se sente uma inválida...
Mas, como não sou de entregar os pontinhos, fui à cata de soluções para amenizar a dor do meu pequeno. Achei um monte de coisas e vou postar algumas que achei pertinentes. Vamos lá e espero ajudar outras mães de primeira 'cólica':
O que é a cólica?O recém-nascido não tem a estrutura gastrointestinal amadurecida. Seus intestinos ainda não funcionam perfeitamente, não está totalmente adaptado e não consegue eliminar satisfatoriamente os gases acumulados em seu interior. Além disso os bebês engolem ar quando mamam e chupam chupeta (aerofagia), causando o acúmulo de gases e gerando dores: as cólicas.Normalmente as cólicas duram até o 3º ou 4º mês de idade, raramente se prolongam por além disso.Quais os sintomas?Choro alto e por longos períodos, geralmente piora no final da tarde e início da noite. O bebê sacode as perninhas, fica avermelhado e elimina gases. Geralmente sente dificuldade em ingerir o alimento e frequentemente há dificuldade em pegar no sono.A cólica é perigosa?Os bebês que sofrem do problema, apesar das crises de choro e recusa em se alimentar, geralmente ganham peso. As cólicas são parte da vida do bebê e não prejudicam seu desenvolvimento.O que fazer quando o bebê tem cólicas?Se forem demasiadas é interessante uma consultinha ao pediatra. É interessante manter anotações diárias, descrevendo os alimentos ingeridos pelo bebê e pela mãe e o horário. Intervalo de sono do bebê e evacuações também podem fazer parte da agendinha.Como a cólica é tratada?Não há cura, pode-se somente amenizar o problema.* O estresse da mãe na hora do choro é sentido pelo bebê, mantenha-se calma.* Envolva o bebê num cobertor para aconchegá-lo, certifique-se de que o tempo não está muito quente.* Compressa de água morna na barriguinha do bebê também pode auxiliar.* Ponha a barriguinha do bebê em contato com a sua, recordando-lhe o período intra-uterino.* Massageie o abdome em movimentos horários (utilize creme neutro para suavizar), em seguida faça movimentos de pedalar, levante e abaixe as perninhas do bebê.* Massageie a coluninha do bebê com a ponta dos dedos suavemente, dê atenção especial para a parte baixa das costas.* Continue amamentando. O leite materno não é a causa da cólica: proporcionalmente os bebês amamentados ao seio apresentarão uma incidência menor de cólicas, evite dar chupeta para a criança.* Atenção com a dieta da mãe, evite: chocolate, leite de vaca, café, chá mate, ovos, feijão, repolho, brócolis e couve-flor.* Não alimente o bebê cada vez que ele chorar se o intervalo for inferior a 2 horas, pois este é o tempo que o estômago leva para se esvaziar (salvo quando o bebê tenha se alimentado mal).* Por fim o pediatra pode indicar alguns medicamentos para auxiliar a liberação dos gases, como o luftal, mas aí tem que ver com seu pediatra.
Outras dicas (algumas parecidas com as anteriores, mas sempre valem):
Para o alívio das cólicas do recém-nascido:· Coloque o bebê sobre as suas pernas e com um pouquinho de óleo de amêndoas ou camomila em suas mãos, faça leves massagens em sua barriguinha, com movimentos suaves e circulares sempre em sentido horário.· Coloque o bebê, de preferência sem roupas, sobre a sua pele nua, deitado de bruços e faça massagens em suas costas, sempre deslizando suas mãos suavemente e em movimentos circulares, principalmente na região lombar (região próxima ao bumbum). Deixe o bebê à vontade e faça isso quantas vezes quiser, sempre com muito amor.· Aquecer a região do abdome da criança costuma amenizar as contrações. Isso pode ser feito com a colocação de bolsas térmicas ou fraldas de pano aquecidas com o passar.· Deite o bebê de lado direito (essa posição ajuda a esvaziar o estomago), deite-se ao lado e acaricie-o dizendo palavrinhas suaves, de bom efeito calmante nessa hora. Barriga contra barriga. Nada melhor que um contato pele a pele para recém-papais e recém-nascidos com cólicas. Ficar debruçado sobre um lugar quentinho diminui as dores.· Só deve ser aplicada longe dos horários das mamadas. Coloque o bebê deitado de costas, segure suas pernas e flexione-as, pressionando suavemente os joelhos contra a barriguinha. Depois estique as pernas e repita o movimento várias vezes. Isto ajuda a eliminar os gases.· Fazer ginástica com as perninhas do bebê como se ele estivesse “pedalando”.Cuidados a serem tomados:· Amamentar a criança na posição adequada, ou seja, com uma posição confortável e uma boa pega da auréola do seio materno, de frente para a mão (barriga contra barriga). Nos casos de aleitamento artificial não amamentar a criança deitada e evitar a ingestão de ar da mamadeira, inclinando-a de maneira adequada.· Aguardar a criança arrotar por pelo menos 10 minutos após a mamada, em posição elevada. Muitas vezes a criança arrota quando se muda sua posição. A alimentação da mãe que amamenta deve ser saudável, com bastante líquidos, porem deve-se evitar a ingestão de alimentos como chocolates, refrigerantes e condimentos. O sistema digestivo do recém-nato tem dificuldade de digerir substancias muito apimentadas.· Os pais devem manter a tranqüilidade no momento das crises. Quando o choro é muito prolongado, é recomendado a divisão do trabalho entre os pais.· A mãe não deve ficar nervosa com as cólicas, pois sua ansiedade e insegurança são sentidas pelo bebê que reage com mais cólicas.· A mãe deve ter em mente que esse período não dura mais que três meses e meio.· Deve-se criar um ambiente calmo enquanto o bebê é alimentado e a mãe deve aproveitar esse momento com seu filho, ouvindo músicas relaxantes e certificando-se de que ela e seu filho estão fisicamente confortáveis.
REFERÊNCIAS: www.guiadobebe.uol.br, www.planetanatural.com.br,www.aleitamento.org.br.
Ah, e por fim uma coisa bem importante que li e que a pediatra do João me disse:
"Não vá na conversa de que não pode comer isso ou aquilo porque vai causar cólica no bebê (exemplos: feijão, chocolate, brocolis, repolho etc.). A única restrição durante a amamentação é para o álcool e o cigarro, o resto é liberado desde que a mãe já esteja acostumada a comer (não vai querer inventar de comer frutos do mar pela primeira vez na vida, certo?). A médica disse que, se a pessoa não tem alergia a nenhum alimento, não tem porque restringir, o que é preciso, isso sim é observar o que come e se há alguma alteração no bebê. Cada pessoa tem reação diferenciada para diferentes tipos de alimentação, por isso não se restrinja, apenas seja uma mãe observadora: se comeu algo diferente e o bebê reagiu com uma cólica mais forte, aí sim pense em não comer aquele alimento novamente".
Beijokas,
Meiroka e João

Nenhum comentário:

Postar um comentário